O FESTIVAL

13º FESTIVAL DE CIRCO DO BRASIL

O Festival de Circo do Brasil realiza em 2017 sua décima terceira edição.

Acontecerá de 03 a 08 de outubro em vários locais das cidades do Recife e Olinda - Pernambuco - Brasil, com espetáculos nacionais e internacionais, oficinas, exposições, lançamento de publicações e exibição de filmes na temática circense.

O Festival tem classificação indicativa livre e 80% de suas atividades são gratuitas ao público em geral, incluindo Portadores de Deficiência.

Realizado desde 2004 com sucesso de público e crítica especializada, o festival é consolidado na agenda cultural de Pernambuco, sendo um dos principais eventos dedicados à arte circense na América Latina, tendo como características a diversificada programação e o interesse na integração entre o circo e outras artes, apresentando ao público brasileiro um panorama contemporâneo da arte circense mundial.

Integrante da rede de Difusão e Fomento em circo no país, o Festival de Circo do Brasil promove anualmente o intercâmbio entre artistas, estudantes, técnicos, pesquisadores e produtores, alcançando ao longo de suas edições importantes parcerias nacionais e internacionais, comprovando a viabilidade e a importância do evento: Ministério da Cultura, Funarte, Consulado e embaixada da França e Espanha, Institut Français e instituições educacionais como a La Granierie (FRA), La Tohu (Canada), Cirka (Helsinki), Central de Cirque (Espanha), (EPC) Escola Pernambucana de Circo, (ENC) Escola Nacional de Circo e (CV) Circo Escola Crescer e Viver.

O evento realiza também turnês nacionais estreando espetáculos que são referência mundial nessa arte, dotados de técnica, ousadia e arrojamento cênico, despertando um novo olhar para o Circo no Brasil. Já se apresentaram no festival durante onze edições artistas e companhias da França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Uruguai, Colômbia, Inglaterra, Bélgica, Argentina, Chile, México, Canadá, Polônia e Dinamarca, além dos principais representantes do circo brasileiro.

Na rua, sob uma lona ou no teatro, o Festival de Circo do Brasil tem voltado o olhar do público brasileiro para a arte do Circo apresentando o que há de mais contemporâneo, formando plateia, e com a descentralização de suas atividades, gratuitas e a preços acessíveis, o festival contagia as cidades por onde passa conquistando um novo e amplo público a cada edição.

O FESTIVAL DE CIRCO DO BRASIL DIVIDE SUAS ATIVIDADES NOS SEGUINTES MÓDULOS:


ESPETÁCULO - preços acessíveis.
Atrações locais, nacionais e internacionais, apresentadas em teatros, ou espaços alternativos.

SOCIAL - gratuito
Intervenções Urbanas e apresentações de espetáculos em espaços públicos: parques, praças, avenidas, hospitais, escolas públicas, priorizando comunidades carentes, democratizando e viabilizando o acesso, incluindo pessoas com deficiência.

FOMENTO - gratuito. Oficinas em técnicas de circo, ministradas por artistas selecionados do Brasil e exterior, e residência/intercâmbio entre jovens artistas;
Palestras sobre à atividade circense no país e no mundo, com a presença de importantes profissionais da área;
Exposições, lançamentos de publicações e exibição de filmes na temática circense.

CIRCULAÇÃO - Turnê regional ou nacional, com um espetáculo brasileiro ou estrangeiro, gratuito ou a preços acessíveis.