• O Festival

O FESTIVAL

Em 2014 o Festival de Circo do Brasil comemora dez anos na busca de apresentar ao público brasileiro um panorama contemporaneo da arte circense mundial.

Acontecerá de 31 de outubro a 09 de novembro ocupando espaços públicos, lona e teatros das cidades de Recife e Olinda em Pernambuco. E também realiza o Módulo Circulação em outras capitais do país.

Integrante da rede de Difusão e Fomento em circo no país, o Festival de Circo do Brasil vem trabalhando na construção de um espaço com maior visbilidade para  a arte do circo. Promove anualmente o intercâmbio entre artistas, estudantes, técnicos, pesquisadores e produtores nacionais e internacionais, realiza turnês nacionais, oficinas e workshops, e estréias de espetáculos exclusivos e inéditos no país com atrações que são referencia mundial nessa arte e que despertam um novo olhar para o Circo no Brasil.

Técnica, ousadia e arrojamento cênico constroem um novo panorama para a arte do circo no país. Já se apresentaram no festival durante estas nove edições, artistas e companhias da França, Espanha, Itália, Estados Unidos, Uruguai, Inglaterra, Bélgica, Argentina, Chile, México, Canadá, Polônia e Dinamarca, além dos principais representantes do circo brasileiro.

Na rua, sob uma lona ou no teatro, o Festival de Circo do Brasil tem voltado o olhar do público brasileiro para a arte do Circo apresentando o que há de mais contemporâneo, formando plateia, e com a descentralização de suas atividades, gratuitas e a preços acessíveis, o festival contagia as cidades por onde passa conquistando um novo e amplo público a cada edição.

Realizado desde 2004 com sucesso de público e crítica especializada nacional e internacional, conta com o apoio de importantes órgãos e instituições como Ministério da Cultura, Funarte, Petrobras, Governo de Pernambuco e Prefeitura do Recife, Institut Français, consulados e embaixadas da França, Espanha e Estados Unidos, entre tantos outros parceiros, comprovando a viabilidade e a importância de um evento voltado a Arte Circense, de porte internacional, em nosso país.

O FESTIVAL DE CIRCO DO BRASIL DIVIDE SUAS ATIVIDADES NOS SEGUINTES MÓDULOS:

ESPETÁCULOS - gratuitos e a preços acessíveis
Atrações nacionais e internacionais, apresentadas em teatros e ou lonas.

 

INTERVENÇÕES URBANAS  - gratuito.
Espetáculos de rua realizados em espaços públicos. 

FOMENTO - gratuito.
Oficinas em diversas técnicas de circo, ministradas por artistas do Brasil e do exterior;
Palestras sobre a atividade circense no país e no mundo, com a presença de importantes profissionais da área;
Exposições, lançamentos de publicações e Mostra de Filmes de temática circense.

SOCIAL - gratuito.
Apresentação de espetáculos em hospitais, escolas públicas e comunidades carentes, com intenção de acessibilidade e democratização. Viabilização do acesso.

 

CIRCULAÇÃO - gratuitos e a preços acessíveis
Turnê regional ou nacional com um espetáculo nacional ou internacional:
2008-Circulação de LOratorio DAurélia (FRA), com Aurélia Thierrée, em dez capitais brasileiras;
2010-Circulação do espetáculo P.P.P., da companhia francesa Non Nova, em cinco capitais brasileiras;
2011-Circulação da companhia Italiana Giullari Senza Frontiere, por 36 cidades do nordeste do país, nos estados de Pernambuco, Paraíba, Ceará, Bahia, Alagoas e Sergipe;
2012-Turnê do espetáculo THE LETTER com o italiano Paolo Nani, por 5 capitais brasileiras;
2013-Circulação do espetáculo francês L’Immediat nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.

INSCRIÇÕES
Inscrições Encerradas