Inscreva-se para participar das oficinas!

Envie para:
festivaldecircodobrasil@gmail.com
currículo + dados para contato (inclusive telefone!) + oficina(s) de interesse

As oficinas são:
- Para de mão e duos acrobáticos (Claudio Parente - Brasil)- Monociclo (Circo Eguap - Argentina)
- Improvisação e arte de rua (Giullari Senza Frontiere - Itália)
- Teatro de rua (Adrian Schvarzstein - Espanha)
- Mastro chinês (Ignasi Gil - Espanha)
- Contato (malabares) (Giullari Senza Frontiere - Itália)
- Equilibrismo (Adriano Marçal - Brasil)

Aguardamos seu e-mail!


Sobre o festival


O Festival de Circo do Brasil chega à sétima edição, de 12 a 23 de outubro de 2011, consolidado como um dos mais importantes do gênero na América Latina. Tem a chancela do Ministério da Cultura e patrocínio da Petrobras, Governo de Pernambuco, Prefeitura do Recife/Sistema de Incentivo à Cultura, Prefeitura de Olinda, Consulado da França e Institut Français.

Neste ano, o Festival trabalha com o conceito “Muito mais do que você imagina”, buscando explorar a diversificação do trabalho circense, que vai além das técnicas tradicionais do circo e aproxima-se de outras linguagens e expressões artísticas. Durante 10 dias, o público vai ter a oportunidade de conhecer grandes atrações que fazem releituras de técnicas tradicionais de circo e outras de circo contemporâneo, encantadoras, por vezes curiosas, mas sempre instigantes.

Essa diversificação também atinge os espaços de apresentação (teatros, praças, parques e ruas do Recife e de Olinda) e a origem das atrações. Da Itália, vêm Teatro Necessario, Five Quartet Trio e Giullari Senza Frontiere; da Bélgica, Cie Circoncentrique; da França, Aurélia Thierrée; da Espanha, Adrian Schvarzstein e Trio Elegance; da Argentina, Circo Eguap e, do Brasil, La Mínima, Banda Mirim e Os Fabulosos. Três companhias pernambucanas também integram a programação: Duas Companhias, com o espetáculo “Divinas”; Cia Animé, com “As Levianas em Cabaret Valdeville”, e Cia Brincante de Circo com a montagem “Quatro”.

No Módulo Fomento, o Festival oferece sete oficinas de técnicas circenses, abertas ao público, em diversos pontos de cultura da cidade. Neste ano também haverá uma série de atividades na Torre Malakoff, no dia 20. Entre elas, o lançamento de um importante trabalho de uma das maiores estudiosas do circo no país, Erminia Silva: o livro “Respeitável Público... O Circo em Cena” (Edições Funarte). No mesmo dia será lançado também o livro "Palhaços do Nosso Povo", de Maria Lulú e Monique Franco, com orientação de Clerouak, contemplado pelo Prêmio Carequinha de Estímulo ao Circo (Funarte), e será aberta a exposição de fotos da trupe Giullari Senza Frontiere (Palhaços Sem Fronteiras), que viaja o mundo para levar alegria a regiões arrasadas pela guerra e pela miséria. No dia 21, o Festival de Circo do Brasil faz a pré-estreia do filme "O Palhaço", de Selton Mello. Depois da sessão, diretor, elenco e convidados conversam com o público.

Este ano também marca o início do diálogo do Festival de Circo do Brasil com a universidade. Existe um interesse mútuo entre a UFPE e o Festival, no intuito de fomentar e fortalecer a atividade circense em Pernambuco. O resultado dessa parceria será a apresentação da companhia Giullari Senza Frontiere no Centro de Artes e Comunicação (CAC), seguida de uma conversa da trupe com alunos de Artes Cênicas da universidade.

O circo está chegando e vai ocupar os teatros, o cinema, a universidade, as ruas! Seja onde for, aproveite para se divertir e surpreender, porque o circo pode ser muito mais do que você imagina.

O Festival de Circo do Brasil se orgulha de, há seis edições, prestar sua contribuição à arte circense no país, seja apresentando grandes espetáculos nacionais, trazendo importantes companhias estrangeiras, promovendo turnês nacionais com montagens de sucesso, viabilizando a participação de Escolas de Circo Social do Nordeste ou realizando oficinas e workshops gratuitos.

Realizado no Recife, Pernambuco, desde 2004, o Festival busca sempre primar pelo alto nível de sua programação, trazendo grandes atrações internacionais para apresentações exclusivas e inéditas no Brasil. O Festival visa também formar plateia e despertar um novo olhar para o circo no país.

O Festival de Circo do Brasil divide suas atividades em quatro módulos: Espetáculo (grandes atrações nacionais e estrangeiras, apresentadas em teatros, lonas e espaços alternativos, a preços acessíveis), Intervenções Urbanas (espetáculos de rua realizados em espaços públicos como parques e praças, com acesso gratuito), Fomento (oficinas gratuitas, palestras abertas ao público, exposições e lançamentos de publicações e vídeos, espaço para apresentações das Escolas de Circo Social) e Circulação (turnês com grandes atrações do Módulo Espetáculo).

Na rua, sob uma lona ou no teatro, o Festival tem o objetivo principal de inspirar e despertar grandes emoções no público e na classe artística, com espetáculos inesquecíveis.



© 2011 Festival de circo do Brasil - Todos os direitos reservados



twitter facebook flickr Petrobras